*/

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cache de memória do SQL Server

O cache de memória, é uma área de memória reservada pelo SQL Server, com o objetivo de se evitar ao máximo acesso ao disco magnético, pois o barramento deste periférico é bem inferior ao da memória e do processador, analogamente seria como sistema de encanamento com canos pequenos e grandes, mas para manter a vazão cria-se um caixa de água na mudança de diâmetro desses canos, o cache de memória é a caixa de água, sendo assim a entrada e a saída no meio magnético (Imput-Output, I/O) será reduzida, acelerando a execução de procedures, transações, querys que são processadas com maior maior frequência.

Quando o SQL Server começa apresentar lentidão e as operações começam a mostrar erros devido à falta de memória, ou muitas operações de I/O, neste caso recomenda-se, verificar a necessidade de redimensionar a memória do servidor SQL Server.

No momento que o servidor SQL Server é reinicializado toda a memória cache é automaticamente zerada, isto é limpa, porém em servidor de produção, esse procedimento torna-se inviável, neste cenário o ideal seria redimensionar o servidor, porém como forma paliativa, são sugeridos três comandos que podem ser úteis, são eles:
-- limpa as entradas do cache do sistema
DBCC FREESYSTEMCACHE; 
-- limpa as entradas do cache da sessao 
DBCC FREESESSIONCACHE;
-- elimina todas as entradas do cache de procedures
DBCC FREEPROCCACHE;
Quando executado os três comandos acima no servidor, será limpado a memória cache e por conseguinte liberado memória de forma imediata para o SQL Server.

Outra forma de liberar memória cache é na otimização de consultas no SQL Server, bem comum compararmos diferentes formas de construção de uma consulta (query), normalmente dentro de uma mesma sessão no SQL Server, por examplo usando MS SQL Server Management Studio.

O grande moído é que a primeira consulta (query) a ser executada, sempre é mais rápido do que a primeira, pois na primeira vez em que é executada ela é armazenada na memória cache e já segunda em diante a execução se baseia na memória cache.

Analisando com critério a query executada, faz-se necessário sempre evitar o uso do cache, ao menos no momento de otimização de consultas.

Três comandos simples a ser executado na sessão Management Studio para solucionar, eliminar, desprezar o cache de memória, são eles:
-- elimina paginas de buffer limpas
DBCC DROPCLEANBUFFERS;
-- elimina todas as entradas do cache de procedures
DBCC FREEPROCCACHE;
-- limpa as entradas de cache nao utilizadas 
DBCC FREESYSTEMCACHE ( 'ALL' );

A dica, é executar esses três comandos supracitados, no momento de otimizar querys.

Fique na Paz do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário